Confraria Acadêmica de Engenharia Mecânica (CAMec)

A CAMec UFRJ é um grupo de alunos da Engenharia Mecânica com uma motivação em comum, tornar a experiência da graduação o mais agradável possível para todos. O principal objetivo da Confraria é melhorar a relação entre alunos e professores e dos alunos entre si, tornando o curso mais unido.

Uma das frentes de atuação da Confraria é usar a animação dos calouros para empolgar todo o curso e gerar sensação de união desde o ingresso na UFRJ. Entre as atividades realizadas estão o desenvolvimento do guia de sobrevivência para calouros, o programa de apadrinhamento de calouros pelos veteranos, que funciona como uma mentoria nos primeiros momentos na universidade, e a criação do currículo interativo, que auxilia na organização de matérias e estudos principalmente de quem está no ciclo básico.

A CAMec acredita que, como uma maneira de criar afeição e união, é papel da Confraria tomar para si os problemas e questionamentos dos alunos e professores e, através de recolhimento de opiniões dos corpos docente e discente, levar sugestões para reuniões do departamento. Além disso, também é função da Confraria prezar pela aproximação com outras universidades e organizações e pela realização de atividades que procuram criar laços entre os estudantes e as empresas antes mesmo da busca por estágio.

Percebe-se que as formas através das quais uma instituição como a CAMec contribui para o desenvolvimento do curso são várias. Portanto, uma parte importante do trabalho da Confraria é o jornalzinho eletrônico mensal com as atividades da gestão, buscando o desenvolvimento de confiança das pessoas na organização e a geração de interesse na continuidade dessa iniciativa.

VÍDEOS:

bit.ly/VideoCamec